SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42As políticas educacionais em municípios que se orientam por referenciais freireanos: outro jeito de fazer escolaO desenvolvimento profissional docente no ensino superior: estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

VELLENICH, Ana Maria; FERREIRA, Adriano Marcius; MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira  y  CASTRO, Maria Aparecida Campos Diniz de. Comunidade aprendente: a escola como locus de formação e desenvolvimento do professor. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.161-176.  Epub 06-Jun-2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.3942.

São pacíficas as opiniões a respeito do importante papel que a educação e a escola têm na formação de uma nação. No entanto, no Brasil, há muitos anos, a educação escolar vem enfrentando diferentes problemas afetos diretamente a sua qualidade. Nessa direção, esta revisão crítica de literatura propõe refletir sobre a instituição escolar como sistema de relações, com evidentes características interativas. Os conceitos e ideias de alguns autores estudados nesta reflexão teórica evidenciam a possibilidade de formação docente por meio de ações presentes na própria escola. Conclui-se que a prática reflexiva e as estratégias de ação compartilhadas, se bem conduzidas, transformam a escola numa comunidade aprendente, o que poderá contribuir para a autonomia e o aperfeiçoamento profissional dos agentes envolvidos, bem como possibilitar transformações em nível institucional.

Palabras clave : Autonomia; Comunidade aprendente; Contexto escolar; Formação; Qualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )