SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Learner community: the school as a locus of teacher training and development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PIPITONE, Maria Angélica Penatti  and  KOMADA, Karen Missy Aki. O desenvolvimento profissional docente no ensino superior: estudo de caso. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.177-187.  Epub June 06, 2017. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n42.5903.

Este trabalho teve por objetivo analisar como o docente de um campus de uma universidade pública estadual paulista da área de ciências agrárias constituiu-se na docência do ensino superior, identificando os desafios e as soluções relacionados a essa trajetória. Para isso, foi elaborado um questionário sobre o assunto e aplicado aos docentes membros das coordenações dos cursos de graduação existentes no campus universitário alvo da pesquisa, configurando uma pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que, de um universo de 246 docentes, aproximadamente metade dos 39 professores entrevistados não possui preparação pedagógica; no entanto, amenizaram as dificuldades por meio de novas experiências na carreira. Além disso, demonstraram possuir características de bom desenvolvimento profissional docente, visto que conhecem o projeto pedagógico do curso e têm seus planos de ensino susceptíveis às alterações decorrentes de mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.

Keywords : Desenvolvimento profissional docente; Docência universitária; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )