SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43The aesthetic production of teaching: macro and microdimensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ARRUDA, João Guilherme da Silva  and  PAIVA, Fernando de Souza. Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.43, pp.19-38.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7236.

O presente trabalho intenciona ampliar o debate acerca da educação domiciliar no Brasil, internacionalmente conhecida como homeschooling, apresentando um panorama frente ao cenário educacional brasileiro. A pesquisa em andamento é resultante da continuidade da investigação iniciada no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LIPEAD/UNIRIO), no ano de 2014, cujo objetivo principal é investigar a viabilidade de inserção do homeschooling como modalidade no sistema educacional brasileiro. O texto expõe a realidade dessa modalidade no Brasil, bem como considerações e reflexões importantes sobre sua prática, que apesar do legado histórico inegável, apenas recentemente retorna ao debate educacional do país. Outros fenômenos igualmente pertinentes, no que concerne à realidade educacional brasileira, são apresentados no decorrer da pesquisa, tais como questões econômicas, gerenciais, morais, ideológicas e políticas, que são variantes de corte transversal deste debate.

Keywords : Homeschooling; Modalidade Educacional; Políticas Públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )