SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Aspects of human formation: paideia, bildung and geophilosophy of educationthe ethical Sense of education: school implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de  and  DAHMER, Carin Cristina. Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.43, pp.69-83.  Epub June 11, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7372.

Neste artigo, busca-se abordar o tempo, a história da arte e as imagens do passado que a compõem. Apresenta-se como alternativa conceitual o processo de apropriação, que pela diferença nos proporciona meios para problematizar as imagens. Nesse sentido, dialoga-se com Deleuze e Guattari (2011; 2005), Cherem (2009) e Archer (2012), buscando caminhos ou percursos para a movimentação com os detritos das leituras realizadas e as experiências docentes. Ao abordar a história da arte que não pela sua linearidade ou cronologia buscam-se algumas brechas por entre o passado e o presente, em entre-tempos que se atravessam. Para tanto, traz-se a cartografia como possibilidade metodológica para articular a sobreposição desses tempos: as trajetórias e experiências educativas com as imagens do passado. Destaca-se como resultado desta pesquisa as imagens que nos cercam como detritos que orbitam o espaço-tempo e que irrompem em fraturas e brechas, potencializando outros sentidos ao presente.

Keywords : Apropriação; Docência; História da Arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )