SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Aspectos da formação humana: paidéia, bildung e geofilosofia da educaçãoSentido ético da formação: implicações escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de  e  DAHMER, Carin Cristina. Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.43, pp.69-83.  Epub 11-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7372.

Neste artigo, busca-se abordar o tempo, a história da arte e as imagens do passado que a compõem. Apresenta-se como alternativa conceitual o processo de apropriação, que pela diferença nos proporciona meios para problematizar as imagens. Nesse sentido, dialoga-se com Deleuze e Guattari (2011; 2005), Cherem (2009) e Archer (2012), buscando caminhos ou percursos para a movimentação com os detritos das leituras realizadas e as experiências docentes. Ao abordar a história da arte que não pela sua linearidade ou cronologia buscam-se algumas brechas por entre o passado e o presente, em entre-tempos que se atravessam. Para tanto, traz-se a cartografia como possibilidade metodológica para articular a sobreposição desses tempos: as trajetórias e experiências educativas com as imagens do passado. Destaca-se como resultado desta pesquisa as imagens que nos cercam como detritos que orbitam o espaço-tempo e que irrompem em fraturas e brechas, potencializando outros sentidos ao presente.

Palavras-chave : Apropriação; Docência; História da Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )