SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Autoformação, condição humana e dimensão estéticaMovimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CORREA, Cintia Chung Marques. A implementação de um novo currículo nas escolas da rede municipal de petrópolis - reflexões preliminares para a base nacional comum curricular. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.43, pp.117-134.  Epub 11-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n43.6758.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com professores e orientadores escolares sobre a implementação de um novo currículo para os anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Petrópolis. As reflexões apresentadas acerca da elaboração e da implementação do novo documento curricular e das modificações ocorridas na prática pedagógica dos professores são elementos fundamentais para o entendimento da Base Nacional Comum Curricular e suas possíveis repercussões na rotina escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como metodologia de investigação o estudo de caso do tipo participante, pela qual a teoria foi confrontada com os discursos dos professores coletados por meio de entrevistas, a análise de documentos oficiais e a observação da prática docente. A fundamentação teórica versou sobre os contextos do processo de formulação de uma política conforme elaborados por Stephen Ball e Bowe (1992). Segundo os autores, para a sua formulação existe um ciclo contínuo constituído por cinco contextos: da influência, da produção de texto, da prática, dos resultados e da estratégia política. Os dados obtidos apontam que a elaboração do documento contou com uma pequena representatividade de professores e ainda é fonte de discussão nas escolas do município de Petrópolis. A linguagem técnica do documento tem sido um obstáculo, comprometendo a sua compreensão e implementação plena. Concluindo, a análise do desenvolvimento docente em sala de aula indica a necessidade de se elaborar estratégias didáticas que auxiliem os professoras no trabalho com a nova proposta curricular, tendo em vista a complexidade do ambiente escolar e os desafios inerentes à profissão.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; Ciclo de Políticas; Currículo; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )