SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43The implementation of a new curriculum in the schools of the petropolis municipal network - preliminary reflections for the common curricular national basisEducation and citizenship: the perspective of critical digital literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MARTINS, Denise Aquino Alves. Movimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpo. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.43, pp.135-151.  Epub June 11, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7365.

Este estudo objetiva identificar elementos estéticos da formação docente que se constituíram por meio de cruzamentos derivados das memórias de (auto)formação narradas por um grupo de estudantes do Curso de Pedagogia (UFT) participantes de um projeto denominado Mobilizar-te. A pesquisa está ancorada no método (auto) biográfico, na potencialidade da memória como ferramenta de formação. No artigo apresentamos fragmentos de entrevistas com 8 acadêmicos egressos do curso de Pedagogia: depoimentos escritos, anotações avulsas em cadernos, relatórios de grupos. Olhar esse movimento que é feito de marcas, desassossegar uma forma previamente pensada é sentir a vitalidade do tempo produzido na docência que se teceu com o outro.

Keywords : Experiência Estética; Formação Docente; Memórias; Protagonismos Discentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )