SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43A implementação de um novo currículo nas escolas da rede municipal de petrópolis - reflexões preliminares para a base nacional comum curricularEducação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MARTINS, Denise Aquino Alves. Movimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpo. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.43, pp.135-151.  Epub 11-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7365.

Este estudo objetiva identificar elementos estéticos da formação docente que se constituíram por meio de cruzamentos derivados das memórias de (auto)formação narradas por um grupo de estudantes do Curso de Pedagogia (UFT) participantes de um projeto denominado Mobilizar-te. A pesquisa está ancorada no método (auto) biográfico, na potencialidade da memória como ferramenta de formação. No artigo apresentamos fragmentos de entrevistas com 8 acadêmicos egressos do curso de Pedagogia: depoimentos escritos, anotações avulsas em cadernos, relatórios de grupos. Olhar esse movimento que é feito de marcas, desassossegar uma forma previamente pensada é sentir a vitalidade do tempo produzido na docência que se teceu com o outro.

Palabras clave : Experiência Estética; Formação Docente; Memórias; Protagonismos Discentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )