SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Movimentos estéticos na pedagogia: pelas bordas do caminho, o (des)vestir de um corpoEducação em valores e promoção da saúde: um estudo quantitativo sobre o uso de técnicas psicoterapêuticas com recurso à imaginação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

OLIVEIRA, Michele Mezari  e  GIACOMAZZO, Graziela Fatima. Educação e cidadania: perspectivas da literacia digital crítica. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.43, pp.153-174.  Epub 12-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7393.

O artigo apresenta uma pesquisa que investigou o conceito de literacia digital em estudos publicados nas bases de dados Scielo Brasil, Portugal e Espanha. A partir do conceito tal qual se apresenta nos diversos estudos persegue-se a conceituação de uma literacia digital crítica. Esta perspectiva refere-se diretamente à formação humana na contemporaneidade e às relações entre educação e cidadania digital. Considera-se a compreensão do conceito de tecnologia na sua dimensão ideológica, colocando-se centralidade na condição dos sujeitos nos meios digitais. Explicitam-se três categorias de análise decorrentes do estudo - Representação Ideológica, Posicionamento Ideológico e Produção Ideológica que buscam fornecer subsídios analíticos para o estado de apropriação do sujeito na perspectiva da literacia digital crítica. O aporte teórico ancora-se em filósofos sociais críticos nomeadamente Heidegger (2007), Marcuse (1973), Feenberg (2010, 2012) e, especialmente, Vieira Pinto (2005), filósofo brasileiro, entre outros autores que contribuíram com o debate e o aprofundamento dos conceitos de tecnologia e literacia digital.

Palavras-chave : Formação Humana; Ideologia; Literacia Digital Crítica; Tecnologia Digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )