SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44A expansão da educação superior e a desigualdade regional brasileira: uma análise nos marcos dos planos nacionais de educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de  e  SILVA JUNIOR, João dos Reis. Pesquisa, pós-graduação e conhecimento-mercadoria aplicado no Brasil. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.23-42.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.8015.

Neste artigo, problematizamos políticas educacionais que vêm definindo a pós-graduação brasileira nas últimas décadas. No contexto de transição do regime monopolista de acumulação para o de acumulação sob predominância financeira, destacamos a atual busca de transformação da pós-graduação nos moldes de uma instituição tipo World Class University. Nesse propósito, inicialmente recuperamos a trajetória de organização da pós-graduação, expressa em diferentes planos formulados nas últimas décadas. Na sequência, apresentamos dados do investimento em pesquisa e formação de quadros decorrentes dessa organização. Por fim, brevemente, analisamos o V Plano Nacional de Pós-Graduação para o período 2011-2020, procurando mostrar como ele incorpora e expressa aspectos desse movimento. Trata-se de um artigo teórico que se vale das produções críticas sobre a reconfiguração por que passa a universidade ao longo do processo genericamente denominado globalização, com a análise centrada na categoria conhecimento-mercadoria.

Palavras-chave : Conhecimento-Mercadoria; Plano Nacional de Pós-Graduação; Política Educacional; World Class University.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )