SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44A expansão da educação superior e a desigualdade regional brasileira: uma análise nos marcos dos planos nacionais de educaçãoREUNI: Expansão, segmentação e a determinação institucional do abandono. Estudo de caso na Unifal-MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

HAAS, Celia Maria. O Sinaes e a concepção de qualidade: o que pensam os gestores acadêmicos das universidades da grande São Paulo. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.67-92.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7930.

Este texto tem como objetivos compreender quais as concepções de qualidade assumidas pelos gestores acadêmicos e verificar se reconhecem no Sinaes o compromisso de assegurar essa qualidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório no campo das Ciências Humanas. Foram entrevistados vinte e dois gestores de universidades públicas, confessionais e privadas da Grande São Paulo. Os resultados apontaram que, nas instituições privadas, a qualidade está posta no reconhecimento pelo mercado de trabalho; no caso das instituições públicas, a qualidade resulta da produção científica; já nas instituições confessionais, a qualidade é refletida na formação plena do cidadão cristão e na possibilidade de formação política do homem. Mesmo com críticas ao Sinaes, os gestores admitem que os resultados das avaliações têm efeito direto e às vezes positivo no encaminhamento da gestão acadêmica.

Palavras-chave : Gestão Acadêmica; Políticas Públicas de Educação Superior; Qualidade; Sinaes; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )