SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44REUNI: Expansão, segmentação e a determinação institucional do abandono. Estudo de caso na Unifal-MGAtos normativos do conselho federal de educação e do conselho nacional de educação: o desvelar da trajetória da educação superior a distância no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CALDERON, Adolfo Ignacio; FRANCA, Carlos Marshal  e  GONCALVES, Armando. Tendências dos rankings acadêmicos de abrangência nacional de países do espaço ibero-americano: os rankings dos jornais El Mundo, El Mercurio, Folha de São Paulo, Reforma e El Universal. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.117-141.  Epub 20-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7943.

Este artigo aborda a avaliação da educação superior por meio de rankings acadêmicos. Analisa os cinco rankings produzidos por jornais de grande circulação existentes no espaço ibero-americano: 50 Carreras - Los Mejores Centros Universitários, do jornal espanhol El Mundo; Ranking de Calidad de las Universidades Chilenas, do jornal chileno El Mercurio; Ranking Universitário Folha - RUF, do jornal brasileiro Folha de São Paulo; Las Mejores Universidades, do jornal mexicano Reforma, e Mejores Universidades do jornal mexicano El Universal, apresentando tendências, semelhanças e especificidades existentes, em termos conceituais e metodológicos. Realizou-se estudo de caráter descritivo-analítico e comparativo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Todos os rankings explicitam a missão de orientar a escolha de futuros universitários e classificam universidades e cursos de graduação. Evidencia-se diversidade metodológica, adotam-se indicadores com variada predominância (objetivos, subjetivos ou híbridos) e de diversas naturezas (com foco em produtos, em insumos ou híbridos).

Palavras-chave : Avaliação da Educação Superior; Rankings Acadêmicos; Rankings Universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )