SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Atos normativos do conselho federal de educação e do conselho nacional de educação: o desvelar da trajetória da educação superior a distância no BrasilPrivatização do ensino superior no Chile: consequências e lições aprendidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MANCEBO, Deise. Trabalho terceirizado e universidade pública: uma análise a partir da UERJ. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.159-174.  Epub 20-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7907.

O artigo apresenta os resultados de pesquisa que discute o trabalho terceirizado, tomando como referência empírica a situação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No decorrer do texto são analisados: (1) a terceirização e a “reforma” trabalhista em curso; (2) os impactos da Lei de Terceirização recentemente aprovada no país e (3) a terceirização na UERJ. Após breve caracterização da crise do Estado do Rio de Janeiro, expõem-se tanto os procedimentos metodológicos quanto os resultados principais da pesquisa. Nas considerações finais, são discutidos os possíveis impactos da ampliação da terceirização para as atividades-fim da universidade pública.

Palavras-chave : Educação Superior Pública; Terceirização; UERJ.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )