SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Trabalho terceirizado e universidade pública: uma análise a partir da UERJVisões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ESPINOZA, Oscar. Privatização do ensino superior no Chile: consequências e lições aprendidas. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.175-202.  Epub 20-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.8070.

O artigo discute os efeitos gerados pelo processo de privatização do sistema terciário chileno promovido pela ditadura de Pinochet a partir do ano de 1981. Com base em fontes primárias e secundárias, avaliam-se os eventos relativos ao crescimento da plataforma institucional pública e privada, a inscrição na graduação, a oferta de carreiras e o fornecimento excessivo de profissionais. Além disso, o que aconteceu com o regime de financiamento é analisado. A evidência permite concluir que a privatização teve um efeito nocivo sobre a sociedade e os atores envolvidos, dado que o crescimento explosivo experimentado pelo sistema terciário e manifestado em uma crescente abertura de carreiras, inscrição e taxa de graduados gerou uma oferta privada totalmente desregulamentada que não corresponde às necessidades do país.

Palavras-chave : Chile; Ensino Superior; Privatização; Plataforma Institucional; Financiamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )