SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das AméricasInterações Moodle-Mooc: presente e futuro dos modelos de e-learning y b-learning nos contextos universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

JESUS, Deise Cristina Carvalho de  e  TASSONI, Elvira Cristina Martins. Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.225-240.  Epub 20-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7381.

Este artigo traz um recorte de pesquisa autobiográfica que investigou o processo reflexivo-formativo de uma das autoras, como movimento potencializador do desenvolvimento pessoal e profissional docente. A produção do material empírico foi feita por meio de rememorações das experiências vividas em um programa de formação em serviço para professores alfabetizadores, proposto pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) de língua portuguesa, no ano de 2013. A pesquisa reuniu um conjunto de materiais relacionados diretamente ao curso de formação em questão, mas, contou ainda com narrativas escritas que foram se constituindo em um potente recurso reflexivo e de tomada de consciência, resultando em um processo formativo orientado pelo compromisso com a aprendizagem dos alunos num ambiente de produção de conhecimento e de respeito mútuo.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pesquisa Autobiográfica; Planejamento Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )