SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Interações Moodle-Mooc: presente e futuro dos modelos de e-learning y b-learning nos contextos universitáriosTopografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ZAMPERETTI, Maristani Polidori; SOUZA, Fabiana Lopes de  e  ROSSI, Flávia Demke. Autorreflexão e experiência na formação docente - um estudo com professores de Artes Visuais. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.259-269.  Epub 20-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7382.

O presente texto apresenta uma pesquisa desenvolvida no grupo: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CA/UFPel). Por meio de entrevistas com docentes atuantes na rede de ensino do município de Pelotas, RS, durante o período de 2012 a 2014, procurou-se identificar as relações que eles estabelecem entre suas práticas, vivências e experiências docentes e pessoais, apoiando-se no referencial de Charlot (2000), García (1992), Larrosa (2000) e Tardif (2002). As informações contidas nas pesquisas possibilitaram a reflexão e o conhecimento acerca da formação docente, de suas práticas profissionais e das condições de trabalho na rede pública, e sobre os docentes, suas trajetórias profissionais e práticas de ensino em Artes Visuais, dentre outros temas.

Palavras-chave : Autorreflexão; Ensino de Artes Visuais; Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )