SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Self-reflection and experience in teaching formation - a study with teachers of Visual ArtsDiscipline and freedom in teaching: preliminary notes for a critique to the criticism of the pedagogical sponteneism spontaneity from a Gramscian Gramsci’s perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LIMA, Marinalva Araújo de Oliveira; BRAS, José Viegas  and  GONCALVES, Maria Neves. Topografia dos Direitos Humanos: indicadores da escola brasileira. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.271-288.  Epub June 21, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7281.

Temos a responsabilidade de construir a cidadania. Cabe ao Estado um papel decisivo no processo de construção do bem-comum. No sentido de sabermos o impacto que o ensino dos Direitos Humanos tem na formação dos estudantes e de problematizarmos o despertar de uma consciência crítica necessária ao exercício da cidadania realizou-se este estudo em três escolas do Ensino Fundamental. Na metodologia, utilizaram-se três técnicas de pesquisa: 1- Análise documental das fontes selecionadas; 2- Aplicação de um questionário a 450 alunos e 3- Entrevistas a 30 professores. Os resultados permitem dizer que os Direitos Humanos, enquanto valor histórico alcançado, não estão devidamente trabalhados no processo de formação dos jovens. Não representando toda a realidade do ensino no Brasil, o que dizem os estudantes e professores constituem indicadores importantes. A inquietante conclusão diz-nos que a escola não está a cumprir a sua função social, condição fundamental para a expansão da vida democrática e o exercício da cidadania.

Keywords : Cidadania; Democracia.Direitos Humanos; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )