SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45The construction of decolonial pedagogies in indigenous school curricula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MUNSBERG, João Alberto Steffen  and  SILVA, Gilberto Ferreira da. A interculturalidade como estratégia de aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.21-40.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8298.

Este texto aborda o tema da interculturalidade na América Latina na perspectiva da decolonialidade. O tema se insere na tendência contemporânea de investigações e reflexões sobre um “pensamento outro”, com pretensão e abordagem distintas do que é defendido pela modernidade eurocêntrica. Objetiva-se compreender melhor as causas da dificuldade de inserção efetiva do Brasil na América Latina e apontar possíveis caminhos para a aproximação das nações. Metodologicamente, o texto resulta de um estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores do Grupo Modernidade/Colonialidade e afins. É sabido que o Brasil se volta - política, econômica e culturalmente - para o Atlântico Norte, de costas para a América Hispânica. Pensa-se que a interculturalidade - a educação intercultural, de modo especial -, se constitua em possível fator propulsor da integração, podendo ser o caminho para a aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização.

Keywords : América Latina; Decolonialidade; Educação Intercultural; Interculturalidade; Pensamento Outro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )