SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MUNSBERG, João Alberto Steffen  y  SILVA, Gilberto Ferreira da. A interculturalidade como estratégia de aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.21-40.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8298.

Este texto aborda o tema da interculturalidade na América Latina na perspectiva da decolonialidade. O tema se insere na tendência contemporânea de investigações e reflexões sobre um “pensamento outro”, com pretensão e abordagem distintas do que é defendido pela modernidade eurocêntrica. Objetiva-se compreender melhor as causas da dificuldade de inserção efetiva do Brasil na América Latina e apontar possíveis caminhos para a aproximação das nações. Metodologicamente, o texto resulta de um estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores do Grupo Modernidade/Colonialidade e afins. É sabido que o Brasil se volta - política, econômica e culturalmente - para o Atlântico Norte, de costas para a América Hispânica. Pensa-se que a interculturalidade - a educação intercultural, de modo especial -, se constitua em possível fator propulsor da integração, podendo ser o caminho para a aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonização.

Palabras clave : América Latina; Decolonialidade; Educação Intercultural; Interculturalidade; Pensamento Outro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )