SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Interculturality as a strategy of approximation between brazilian and hispanic-american researchers in the decolonization perspectiveColoniality and decolonization in latin-american education: the case of indigenous intercultural degrees with the Kaingang People author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BACKES, José Licínio. A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.41-58.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8290.

O artigo argumenta que as escolas indígenas estão construindo currículos interculturais e pedagogias decoloniais. Baseia-se em teóricos da interculturalidade e numa pesquisa de campo realizada com alunos indígenas, todos com mestrado em educação. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os indígenas no segundo semestre de 2017, contemplando as etnias Terena, Guarani e Tuyuca, bem como pela análise das dissertações desses indígenas. Pela pesquisa, pode-se concluir que a construção dos currículos e das pedagogias decoloniais se baseia, sobretudo, na forte vinculação com as comunidades e na perspectiva de que a diferença entre conhecimentos não necessariamente significa hierarquização e desqualificação, mas pode significar complementaridade.

Keywords : Comunidade; Currículos; Escolas Indígenas; Interculturalidade; Pedagogias Decoloniais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )