SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A interculturalidade como estratégia de aproximação entre pesquisadores brasileiros e hispano-americanos na perspectiva da descolonizaçãoColonialidade e descolonização na educação latino-americana: o caso das licenciaturas interculturais indígenas com o Povo Kaingang índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BACKES, José Licínio. A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenas. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.41-58.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8290.

O artigo argumenta que as escolas indígenas estão construindo currículos interculturais e pedagogias decoloniais. Baseia-se em teóricos da interculturalidade e numa pesquisa de campo realizada com alunos indígenas, todos com mestrado em educação. Os dados foram obtidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os indígenas no segundo semestre de 2017, contemplando as etnias Terena, Guarani e Tuyuca, bem como pela análise das dissertações desses indígenas. Pela pesquisa, pode-se concluir que a construção dos currículos e das pedagogias decoloniais se baseia, sobretudo, na forte vinculação com as comunidades e na perspectiva de que a diferença entre conhecimentos não necessariamente significa hierarquização e desqualificação, mas pode significar complementaridade.

Palavras-chave : Comunidade; Currículos; Escolas Indígenas; Interculturalidade; Pedagogias Decoloniais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )