SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45The construction of decolonial pedagogies in indigenous school curriculaTo think Africa in the classroom education, logopathic knowledge and africanities in the film Beasts of no nation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SANTOS, Jorge Alejandro; PIOVEZANA, Leonel  and  BERNARDI, Luci Teresinha Marchiori dos Santos. Colonialidade e descolonização na educação latino-americana: o caso das licenciaturas interculturais indígenas com o Povo Kaingang. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.59-78.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8281.

O artigo apresenta uma experiência de implementação da educação intercultural e prática descolonial na formação de professores indígenas do povo Kaingang no âmbito da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Começamos com o diagnóstico de Adriana Puiggrós, que argumenta que o caráter colonial da educação na América Latina é um fato histórico sobreposto e uma situação que deve ser revertida. Utilizamos as orientações pedagógicas de Paulo Freire em uma releitura da perspectiva intercultural para implementar uma educação libertadora na formação de professores Kaingang e, nesse contexto, expomos a experiência de abordar problemas fundamentais para a população indígena que tem a ver com disputas territoriais e a visão da sociedade não-indígena sobre as comunidades originais.

Keywords : Decolonialidade; Kaingang; Interculturalidade; Libertacão; Pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )