SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A construção de pedagogias decoloniais nos currículos das escolas indígenasPensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SANTOS, Jorge Alejandro; PIOVEZANA, Leonel  e  BERNARDI, Luci Teresinha Marchiori dos Santos. Colonialidade e descolonização na educação latino-americana: o caso das licenciaturas interculturais indígenas com o Povo Kaingang. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.59-78.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8281.

O artigo apresenta uma experiência de implementação da educação intercultural e prática descolonial na formação de professores indígenas do povo Kaingang no âmbito da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Começamos com o diagnóstico de Adriana Puiggrós, que argumenta que o caráter colonial da educação na América Latina é um fato histórico sobreposto e uma situação que deve ser revertida. Utilizamos as orientações pedagógicas de Paulo Freire em uma releitura da perspectiva intercultural para implementar uma educação libertadora na formação de professores Kaingang e, nesse contexto, expomos a experiência de abordar problemas fundamentais para a população indígena que tem a ver com disputas territoriais e a visão da sociedade não-indígena sobre as comunidades originais.

Palavras-chave : Decolonialidade; Kaingang; Interculturalidade; Libertacão; Pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )