SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Coloniality and decolonization in latin-american education: the case of indigenous intercultural degrees with the Kaingang PeopleFrom prevention to the valuation of “portunhol”: testimony of a disturbing experience of subjective decolonization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PERINELLI NETO, Humberto  and  BALDACIN JUNIOR, Alexandre Cristiano. Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.79-100.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8369.

O texto apresenta análise do filme Beasts of no nation, segundo preocupação de gerar sua apropriação pedagógica para desenvolvimento de prática educativa envolvendo a Educação para as Relações Étnico-Raciais, mais especificamente o Ensino de História e Culturas Africanas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e que conciliou descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas e documentais. A interpretação promovida indica que Beasts of no nation é interessante para refletir sobre conceitos como etnia, nação, fronteiras, Estado e, a partir deles, compreender a realidade dos países africanos. Desta feita, a apropriação pedagógica dessa obra fílmica é pertinente para a elaboração de propostas pedagógicas com base no pensamento decolonial e a interculturalidade.

Keywords : Africanidades; Beasts of no Nation; Conhecimento logopático; Educação e cinema; Educação para as relações étnico-raciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )