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Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

PERINELLI NETO, Humberto  e  BALDACIN JUNIOR, Alexandre Cristiano. Pensar a África em sala de aula: ensino, conhecimento logopático e africanidades no filme Beasts of no nation. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.79-100.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8369.

O texto apresenta análise do filme Beasts of no nation, segundo preocupação de gerar sua apropriação pedagógica para desenvolvimento de prática educativa envolvendo a Educação para as Relações Étnico-Raciais, mais especificamente o Ensino de História e Culturas Africanas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e que conciliou descrição e explicação, valendo-se para isso de investigações bibliográficas e documentais. A interpretação promovida indica que Beasts of no nation é interessante para refletir sobre conceitos como etnia, nação, fronteiras, Estado e, a partir deles, compreender a realidade dos países africanos. Desta feita, a apropriação pedagógica dessa obra fílmica é pertinente para a elaboração de propostas pedagógicas com base no pensamento decolonial e a interculturalidade.

Palavras-chave : Africanidades; Beasts of no Nation; Conhecimento logopático; Educação e cinema; Educação para as relações étnico-raciais.

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