SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45To think Africa in the classroom education, logopathic knowledge and africanities in the film Beasts of no nationChild education and decolonizing pedagogical practices: intercultural possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MACHADO, Ana Maria Netto. Do desprezo à valorização do “portunhol”: testemunho de uma perturbadora experiência de descolonização subjetiva. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.101-116.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8310.

Neste artigo, o objetivo é compartilhar uma experiência de descolonização subjetiva. Por isso a narrativa em primeira pessoa se impôs como exigência metodológica, ao menos na seção testemunho. A vivência teve implicações importantes na trajetória acadêmica e nas posturas de quem escreve. O trabalho se inscreve na perspectiva teórica descolonial e pretende contribuir com o aspecto menos debatido na literatura pertinente: estratégias de desprendimento da retórica da modernidade nas suas dimensões epistêmica e subjetiva. Propõe-se como um convite aos pares interessados nessa corrente de pensamento, para que identifiquem, em suas itinerâncias e vivências, processos reveladores de transformações, na árdua tarefa coletiva de descolonização do saber e do ser (MIGNOLO, 2010), e para que possam externá-los. Tais manifestações parecem necessárias para o pensamento descolonial faça seus efeitos na prática, na educação, nas instituições, nas transformações sociais necessárias a um mundo mais justo e humano.

Keywords : Descolonização do Saber e do Ser; Descolonização Subjetiva; Experiência; Pensamento Descolonial; Transformações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )