SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Do desprezo à valorização do “portunhol”: testemunho de uma perturbadora experiência de descolonização subjetivaO jogo capoeira: uma pedagogia decolonial? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SILVA, Tarcia Regina da  e  DIAS, Adelaide Alves. A educação infantil e as práticas pedagógicas descolonizadoras: possibilidades interculturais. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.117-136.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8314.

Esta pesquisa baseia-se no pressuposto de que uma Educação pautada em/para os Direitos Humanos, que incorpora desde a Educação Infantil, o direito à diferença na perspectiva intercultural tem contribuído para que as crianças e negras construam positivamente sua identidade. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Recife que estão comprometidas com a valorização da diversidade étnico-racial. Nesse contexto, buscamos responder: quais práticas educativas estão sendo desenvolvidas por essa equipe que são comprometidas com uma educação antirracista? Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa e ao estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram: a gestora, a coordenadora, uma professora e duas auxiliares de desenvolvimento infantil. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. As análises evidenciaram que as práticas desenvolvidas no CMEI partem do princípio da incorporação do outro como verdadeiramente outro.

Palavras-chave : Educação em/para Direitos Humanos; Educação Infantil; Interculturalidade; Práticas Pedagógicas; Relações Étnico-Raciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )