SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Child education and decolonizing pedagogical practices: intercultural possibilitiesPrincipals’ efficacy beliefs and goal achievement for IDESP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

CORDEIRO, Albert Alan de Sousa  and  ARAUJO, Sônia Maria da Silva. O jogo capoeira: uma pedagogia decolonial?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.137-154.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8401.

Neste artigo analisamos as práticas educativas presentes no jogo da capoeira, discutindo como elas se configuram a partir dos princípios de uma pedagogia decolonial, cujos processos formativos se postam contra a lógica de opressão da colonialidade/modernidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o trabalho de um professor de capoeira. Durante cinco meses acompanhamos as aulas desse professor, utilizando a metodologia da observação participante, e entrevistamos seus alunos com base em roteiro semiestruturado. Os resultados demonstraram que o jogo da capoeira, fortemente assentado na cosmogonia africana, que se orienta num sentimento de pertença comunitária, produz processos educativos decoloniais por problematizar o racismo, as diferenças culturais e as desigualdades sociais. Disso resulta a operacionalização de uma pedagogia intercultural em contraposição à matriz colonial de poder e à colonialidade.

Keywords : Capoeira; Decolonialidade; Pedagogia Decolonial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )