SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A educação infantil e as práticas pedagógicas descolonizadoras: possibilidades interculturaisCrenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CORDEIRO, Albert Alan de Sousa  e  ARAUJO, Sônia Maria da Silva. O jogo capoeira: uma pedagogia decolonial?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.137-154.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8401.

Neste artigo analisamos as práticas educativas presentes no jogo da capoeira, discutindo como elas se configuram a partir dos princípios de uma pedagogia decolonial, cujos processos formativos se postam contra a lógica de opressão da colonialidade/modernidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o trabalho de um professor de capoeira. Durante cinco meses acompanhamos as aulas desse professor, utilizando a metodologia da observação participante, e entrevistamos seus alunos com base em roteiro semiestruturado. Os resultados demonstraram que o jogo da capoeira, fortemente assentado na cosmogonia africana, que se orienta num sentimento de pertença comunitária, produz processos educativos decoloniais por problematizar o racismo, as diferenças culturais e as desigualdades sociais. Disso resulta a operacionalização de uma pedagogia intercultural em contraposição à matriz colonial de poder e à colonialidade.

Palavras-chave : Capoeira; Decolonialidade; Pedagogia Decolonial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )