SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Principals’ efficacy beliefs and goal achievement for IDESPIntersectionality in affirmative action policies as a democratization measure of higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LIMA, Kênio Erithon Cavalcante  and  TEIXEIRA, Francimar Martins. A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.177-190.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7300.

Este estudo tem por objetivo caracterizar o ensino e as estratégias com experimentações realizadas no Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), nas décadas de 1960 e 1970, para as intervenções nos cursos de atualização e de formação aos professores das Ciências Naturais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Realizamos pesquisa documental nos arquivos do CECINE e entrevistas a ex-professores formadores de professores que trabalharam no Centro na época. Constatamos que muitas das intervenções buscavam disseminar uma nova proposta de ensino, baseada nos currículos estadunidenses, tomando como referencial as atividades práticas experimentais. Desejava-se que os professores em formação se apropriassem das técnicas e modelos experimentais orientados nos currículos para replicarem entre seus alunos, com adaptações e ajustes, disseminando o conhecimento científico, no intuito de popularizar a Ciência na região.

Keywords : Atividade Experimental; Currículos Estadunidenses; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )