SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Crenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESPA interseccional idade nas políticas de ação afirmativa como medida de democratização da educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

LIMA, Kênio Erithon Cavalcante  e  TEIXEIRA, Francimar Martins. A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.177-190.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7300.

Este estudo tem por objetivo caracterizar o ensino e as estratégias com experimentações realizadas no Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), nas décadas de 1960 e 1970, para as intervenções nos cursos de atualização e de formação aos professores das Ciências Naturais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Realizamos pesquisa documental nos arquivos do CECINE e entrevistas a ex-professores formadores de professores que trabalharam no Centro na época. Constatamos que muitas das intervenções buscavam disseminar uma nova proposta de ensino, baseada nos currículos estadunidenses, tomando como referencial as atividades práticas experimentais. Desejava-se que os professores em formação se apropriassem das técnicas e modelos experimentais orientados nos currículos para replicarem entre seus alunos, com adaptações e ajustes, disseminando o conhecimento científico, no intuito de popularizar a Ciência na região.

Palavras-chave : Atividade Experimental; Currículos Estadunidenses; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )