SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A atividade experimental como estrutura para o ensino de Ciências no CECINE nos anos de 1960 e 1970Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

AUAD, Daniela  e  CORDEIRO, Ana Luisa Alves. A interseccional idade nas políticas de ação afirmativa como medida de democratização da educação superior. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.191-207.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7959.

Ao focalizar os processos de democratização da Educação Superior, a interseccionalidade de categorias sociais como raça, classe, gênero e orientação sexual se mostra potente maneira de perceber necessidades estudantis e de formular intervenções nos fatores decisivos de trajetórias acadêmicas, sobretudo se tratando de acesso, permanência e desempenho acadêmico. Ao considerar a interseccionalidade e ao abordar autoras, em um só tempo, atuais e clássicas como Luiza Bairros, Audre Lorde, Heleieth Saffioti e Kimberlé Crenshaw, o objetivo do presente artigo é, a partir de dados de pesquisa, analisar fatores que interferem na permanência de mulheres negras cotistas lésbicas e mulheres negras cotistas bissexuais, assim como refletir sobre o enfrentamento às violências que as afetam física, material e psicologicamente na direção do acesso a bens materiais e simbólicos na universidade e em outras esferas sociais. A metodologia qualitativa foi adotada de modo a agregar dados quantitativos, pesquisa bibliográfica e documental.

Palavras-chave : Cotas; Educação Superior; Lésbicas e Bissexuais; Mulheres Negras; Políticas de Ação Afirmativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )