SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Intersectionality in affirmative action policies as a democratization measure of higher educationReflections on PROCAMPO - support program for higher education in licentiate in field education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

HENNING, Paula Corrêa; VIEIRA, Virgínia Tavares  and  HENNING, Clarissa Corrêa. Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.209-220.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7412.

O presente artigo trata de uma pesquisa que tem como escopo articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Ao estudar alguns de seus discursos entende-se que a mídia coloca em operação uma relação de poder ao fabricar verdades, produzir sentidos e constituir sujeitos. Destacamos o forte apelo midiático na constituição de um sujeito contemporâneo preocupado com a vida humana no planeta Terra. Diante do cenário contemporâneo, problematizamos especificamente o campo da Educação Ambiental e discutimos fragmentos de discursos midiáticos que engendram o sujeito ecológico. Para este texto tratamos dois discursos profundamente divergentes - o da crise ambiental e o da incitação permanente ao consumo. Além disso, colocamos em suspenso os discursos apocalípticos de fim do mundo devido ao mau uso dos recursos naturais. Como conclusão, provoca-se o leitor a pensar atravessamentos de tais ditos em nossas vidas.

Keywords : Consumo; Crise Ambiental; Discurso; Subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )