SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45A interseccional idade nas políticas de ação afirmativa como medida de democratização da educação superiorReflexões sobre o Procampo - programa de apoio à formação superior em licenciatura em educação do campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

HENNING, Paula Corrêa; VIEIRA, Virgínia Tavares  y  HENNING, Clarissa Corrêa. Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneo. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.209-220.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7412.

O presente artigo trata de uma pesquisa que tem como escopo articular o campo da Educação Ambiental e os estudos da mídia. Ao estudar alguns de seus discursos entende-se que a mídia coloca em operação uma relação de poder ao fabricar verdades, produzir sentidos e constituir sujeitos. Destacamos o forte apelo midiático na constituição de um sujeito contemporâneo preocupado com a vida humana no planeta Terra. Diante do cenário contemporâneo, problematizamos especificamente o campo da Educação Ambiental e discutimos fragmentos de discursos midiáticos que engendram o sujeito ecológico. Para este texto tratamos dois discursos profundamente divergentes - o da crise ambiental e o da incitação permanente ao consumo. Além disso, colocamos em suspenso os discursos apocalípticos de fim do mundo devido ao mau uso dos recursos naturais. Como conclusão, provoca-se o leitor a pensar atravessamentos de tais ditos em nossas vidas.

Palabras clave : Consumo; Crise Ambiental; Discurso; Subjetivação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )