SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Crise ambiental, consumo e artefatos culturais: provocações ao tempo contemporâneoO ensino médio no Brasil: universalização do acesso e condições de trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BICALHO, Ramofly. Reflexões sobre o Procampo - programa de apoio à formação superior em licenciatura em educação do campo. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.221-236.  Epub 07-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7783.

O presente texto é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na estreita articulação com os movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora, desenvolvida no Pós-Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nosso objetivo central foi compreender o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) enquanto política pública específica de educação do campo, oriunda das mobilizações dos movimentos sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre educação do campo nos movimentos sociais. Apoiamo-nos numa perspectiva sociológica de investigação e explicação dos processos sociais de participação dos sujeitos camponeses, enquanto seres históricos e culturais. Os resultados mostram que o PROCAMPO contribui para formação político-pedagógica dos educadores nas escolas do campo, respeitando-se os valores da solidariedade e da ética presentes na luta pela terra.

Palabras clave : Educação do Campo; Escola do Campo; Formação Docente; Movimentos Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )