SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Reflections on PROCAMPO - support program for higher education in licentiate in field educationConceptions of teachers about Inclusive Education in private higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

COSTA, Gilvan Luiz Machado. O ensino médio no Brasil: universalização do acesso e condições de trabalho. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.237-253.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7795.

O artigo tem como objetivo compreender os limites e as perspectivas da universalização do acesso e das condições de trabalho dos professores no Ensino Médio. Realizou-se a discussão com base em indicadores educacionais arrolados à qualidade social, com destaque para a Taxa de Frequência Líquida e o Esforço Docente, e nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A análise dos dados explicita um contexto distante do proposto nas metas 3, 17 e 18 do referido Plano e evidencia desafios relacionados à universalização do acesso e às condições de trabalho do professor no Ensino Médio. Sugere que o problema da qualidade social desse nível de ensino não se resolverá com a flexibilização curricular proposta na Lei 13.415/2017. O salto de qualidade será dado com a matrícula de todos os jovens, mormente os de 15 a 17 anos, na última etapa da Educação Básica e a transformação da docência numa profissão socialmente atraente.

Keywords : Condições de Trabalho; Ensino Médio; Políticas Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )