SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45Conceptions of teachers about Inclusive Education in private higher educationThe post-graduation in Brazil: the expansion of doctors in the new national education plan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MARTINS, Tânia Barbosa. A política de institucionalização de polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.273-289.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7887.

O artigo trata da política de institucionalização de polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Apresentam-se os significados administrativos, pedagógicos e organizacionais atribuídos à institucionalização dos polos com a finalidade de expansão e interiorização do ensino superior e uma discussão sobre o conceito de “institucionalização”, considerando as políticas públicas de Educação a Distância e o Sistema Universidade Aberta do Brasil. O percurso metodológico se fundamenta na pesquisa qualitativa, com discussão da literatura, complementada por análise de entrevistas com coordenadores de polos. Conclui-se que há uma noção restritiva do conceito de institucionalização, atrelada a aspectos pedagógicos, administrativos e organizacionais da modalidade de ensino a distância que desconsidera ou menospreza as próprias políticas públicas e educacionais. O consórcio que institui os polos, oriundos de uma concepção que flexibiliza uma organização, patrocina sua própria (des) institucionalização.

Keywords : Educação a Distância; Expansão do Ensino Superior; Institucionalização de Polos; Polos de Apoio Presencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )