SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue45The post-graduation in Brazil: the expansion of doctors in the new national education plan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

VALMORBIDA, Itacir Carlos  and  SILVA, Maurício Roberto da. Trabalho e formação política dos professores da educação básica. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.45, pp.313-328.  Epub June 07, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n45.7468.

O artigo tem como objetivo propor a reflexão sobre alguns elementos teórico-práticos que caracterizam a formação política dos professores da rede pública estadual do município de Chapecó (SC). O texto tem por referência pesquisa (dissertação) cujo elemento motivador foi o desafio da tripla militância: escola, sindicato e academia. Metodologicamente, utiliza-se o estudo de caso exploratório, visando problematizar os elementos teórico-metodológicos e teórico-empíricos que propiciam repensar a formação política dos professores enquanto intelectuais orgânicos. O texto é norteado por categorias do materialismo histórico-dialético e pelos conceitos de pedagogia crítica, intelectual orgânico, formação política, militância e resistência ativa. As conclusões provisórias e propositivas apontam para os desafios de uma formação política permanente dos professores de natureza crítico-superadora, centrada na consciência de classe e nas lutas coletivas e que tenha como cerne ontológico, epistemológico e político-pedagógico a unidade inseparável entre teoria e prática.

Keywords : Docência; Formação Política; Práxis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )