SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46What education is public? The privatization of a lawAnthropophagic pedagogy in the amplification of the repertory of cultural knowledge from pedagogy undergraduate students and their professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

CAMARGO, Douglas Branco de  and  RIOS, Mônica Piccione Gomes. Evasão escolar na 1ª série do ensino médio: o caso de Joaçaba, Santa Catarina. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.46, pp.33-51.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n46.4287.

Este artigo resulta de pesquisa que investiga ações políticas e pedagógicas relacionadas à evasão escolar na 1ª série do Ensino Médio, no município de Joaçaba, Santa Catarina, envolvendo coleta de dados na GERED1. De abordagem quali-quantitativa, problematiza como a evasão escolar é enfrentada, considerando, na análise dos dados, a existência da dinâmica entre realidade objetiva e sujeito subjetivo. Os resultados apontam para um cenário que necessita de políticas públicas de mudanças estruturais e que se fundamentem em novos olhares e ações sobre a realidade escolar, particularmente quanto à formação docente, juventude contemporânea e infraestrutura escolar, vistos como elementos fundamentais para o desenvolvimento da educação com qualidade social.

Keywords : Ensino Médio; Evasão Escolar; Juventude.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )