SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Anthropophagic pedagogy in the amplification of the repertory of cultural knowledge from pedagogy undergraduate students and their professorsThe history of the rural comunity state school of Colatina: reports of protagonists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BARALDO, Natalia. A luta como escola? Saberes e aprendizagens em processos de luta e organização de bairros em Mendoza, Argentina, durante 1970. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.46, pp.71-85.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n46.8346.

Podemos analisar as experiências históricas de luta e organização como práticas que produzem conhecimentos e aprendizagens? É possível, então, pensar a ação coletiva, em suas diversas manifestações, como um processo educacional alternativo? A partir dessas questões, este artigo procura dar conta da dimensão educacional de uma experiência de luta e organização de bairro ocorrida em Mendoza, Argentina, após a inundação de janeiro de 1970. Identificamos os saberes e aprendizagens que foram gerados no processo, bem como alguns elementos da cultura política que estavam sendo construídos na dialética dominação e resistência. Embora nesse processo a aprendizagem ocorra tanto para aqueles que detêm o poder como àqueles que, por meio de sua ação coletiva, o questionam, aqui nos concentramos no aprendizado destes últimos, a partir de uma pesquisa que utilizou fontes orais e documentais, tomando como referências teóricas as contribuições de Maria da Glória Gohn e Edward Thompson.

Keywords : Aprendizagens; Luta; Mendoza; Organização Vicinal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )