SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de pedagogia e seus professoresA história da escola estadual comunitária rural de Colatina: relatos de protagonistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BARALDO, Natalia. A luta como escola? Saberes e aprendizagens em processos de luta e organização de bairros em Mendoza, Argentina, durante 1970. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.46, pp.71-85.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n46.8346.

Podemos analisar as experiências históricas de luta e organização como práticas que produzem conhecimentos e aprendizagens? É possível, então, pensar a ação coletiva, em suas diversas manifestações, como um processo educacional alternativo? A partir dessas questões, este artigo procura dar conta da dimensão educacional de uma experiência de luta e organização de bairro ocorrida em Mendoza, Argentina, após a inundação de janeiro de 1970. Identificamos os saberes e aprendizagens que foram gerados no processo, bem como alguns elementos da cultura política que estavam sendo construídos na dialética dominação e resistência. Embora nesse processo a aprendizagem ocorra tanto para aqueles que detêm o poder como àqueles que, por meio de sua ação coletiva, o questionam, aqui nos concentramos no aprendizado destes últimos, a partir de uma pesquisa que utilizou fontes orais e documentais, tomando como referências teóricas as contribuições de Maria da Glória Gohn e Edward Thompson.

Palavras-chave : Aprendizagens; Luta; Mendoza; Organização Vicinal.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )