SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A luta como escola? Saberes e aprendizagens em processos de luta e organização de bairros em Mendoza, Argentina, durante 1970O trabalho docente no magistério superior em tempos de crise e de reconfiguração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

OLIVEIRA, Rosângela Pereira de  e  OLIVEIRA, Ozerina Victor de. A história da escola estadual comunitária rural de Colatina: relatos de protagonistas. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.46, pp.87-108.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n46.8309.

O texto relata pesquisa sobre a história da Escola Estadual Comunitária Rural Colatina (EECOR). A problematização centra-se no debate sobre a possibilidade de uma escola vinculada ao Estado constituir-se em perspectiva decolonial e na compreensão das estratégias de construção de um processo investigativo com esse sentido. O suporte epistemológico da pesquisa está relacionado à análise histórico-crítica, a história como movimento no qual os processos sociais se relacionam e se transformam intrinsecamente, numa abordagem teórica que se alinha às concepções das epistemologias do Sul e da pedagogia freiriana. A metodologia do estudo compreendeu uma abordagem qualitativa com uso de pesquisa participante, numa perspectiva teórica e prática que assume a investigação como produção coletiva de conhecimento. Os instrumentos escolhidos foram a análise de documentos e as entrevistas narrativas com os principais protagonistas do processo de constituição da escola, a partir das quais foram constituídas as categorias de análise. Os resultados apontam que a Pedagogia da Alternância pode fornecer práticas de resistência que contribuem com a construção de uma perspectiva decolonial para a Educação do Campo.

Palavras-chave : Decolonial; Educação do Campo; Escola Estadual Comunitária Rural Colatina; Pedagogia da Alternância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )