SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46The history of the rural comunity state school of Colatina: reports of protagonistsSiting the discussion on the evaluation of postgraduation: the studies of the field by the field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PAZ, Suelaynne Lima da  and  OLIVEIRA, João Ferreira de. O trabalho docente no magistério superior em tempos de crise e de reconfiguração. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.46, pp.109-130.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7894.

O trabalho analisa os processos de intensificação e de precarização do trabalho docente que vem se concretizando no campo universitário, tendo a Universidade Federal Goiás (UFG) como objeto de estudo. Objetiva-se discutir os embates do trabalho docente frente ás políticas públicas de educação superior a partir de 1990, especificamente as políticas de expansão e de regulação do trabalho docente no magistério superior. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica, sendo esta última efetivada por meio de entrevistas com gestores acadêmicos e pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu de diferentes áreas de conhecimento da UFG. A pesquisa evidencia, dentre outros aspectos, que os processos de flexibilização, intensificação e precarização estão presentes na produção do trabalho acadêmico da instituição, corroborando certo alinhamento às demandas econômico-produtivas. O fato inexorável é que estão ocorrendo alterações na natureza e no caráter do trabalho docente, decorrentes, em grande parte, de demandas externas, o que tem ampliado a heteronomia na produção, organização, gestão e finalidades da universidade.

Keywords : Magistério Superior; Políticas de Educação Superior; Trabalho Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )