SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46Family-school relationship: the state of art in the brazilian post-graduationInformatics intuition: Present condition in Information-Technology Engineering´s career of Matanzas’s University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

OLIVEIRA, Ludmilla Cavarzere de; CAVALLI, Valquíria Trovão; DIAS, Álvaro Machado  and  OLIVEIRA, Mauri Aparecido de. Gamificação para capacitação on-line de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2): o que pode ser implementado no Moodle 2.5. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.46, pp.171-190.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n46.6497.

Este artigo é parte da pesquisa feita para uma dissertação de mestrado sobre implementação de gamificação em um curso on-line oferecido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. A questão que orienta o artigo refere-se à revisão da literatura sobre os benefícios e as armadilhas da gamificação em contextos de aprendizagem, para propor uma estrutura de implantação de gamificação no Moodle 2.5. O objetivo deste artigo é comparar a criação da estrutura de um curso on-line sem elementos de jogos com sua versão gamificada com elementos que possam motivar e engajar pessoas em contextos de aprendizagem on-line, como completação de atividades, acesso restrito, barra de progresso, badges e quizzes. Os principais resultados foram a possibilidade de inserir mecânicas simples de jogo no Moodle 2.5, embora leve muito tempo para criar algumas delas, como badges, e a obrigatoriedade de ter conhecimento de desenvolvimento, caso o curso exija documentação do Moodle para criar um bloco de gamification mais complexo.

Keywords : Gamificação; Experiência de Aprendizagem; AVA; Moodle; Capacitação On-Line.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )