SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Relação família-escola: o estado da arte na pós-graduação brasileiraLa intuición informática: estado actual en la carrera de Ingeniería Informática de la Universidad de Matanzas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

OLIVEIRA, Ludmilla Cavarzere de; CAVALLI, Valquíria Trovão; DIAS, Álvaro Machado  y  OLIVEIRA, Mauri Aparecido de. Gamificação para capacitação on-line de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2): o que pode ser implementado no Moodle 2.5. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.46, pp.171-190.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n46.6497.

Este artigo é parte da pesquisa feita para uma dissertação de mestrado sobre implementação de gamificação em um curso on-line oferecido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. A questão que orienta o artigo refere-se à revisão da literatura sobre os benefícios e as armadilhas da gamificação em contextos de aprendizagem, para propor uma estrutura de implantação de gamificação no Moodle 2.5. O objetivo deste artigo é comparar a criação da estrutura de um curso on-line sem elementos de jogos com sua versão gamificada com elementos que possam motivar e engajar pessoas em contextos de aprendizagem on-line, como completação de atividades, acesso restrito, barra de progresso, badges e quizzes. Os principais resultados foram a possibilidade de inserir mecânicas simples de jogo no Moodle 2.5, embora leve muito tempo para criar algumas delas, como badges, e a obrigatoriedade de ter conhecimento de desenvolvimento, caso o curso exija documentação do Moodle para criar um bloco de gamification mais complexo.

Palabras clave : Gamificação; Experiência de Aprendizagem; AVA; Moodle; Capacitação On-Line.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )