SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Relação família-escola: o estado da arte na pós-graduação brasileiraA intuição na informática: status atual na carreira de Engenharia Informática da Universidade de Matanzas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

OLIVEIRA, Ludmilla Cavarzere de; CAVALLI, Valquíria Trovão; DIAS, Álvaro Machado  e  OLIVEIRA, Mauri Aparecido de. Gamificação para capacitação on-line de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2): o que pode ser implementado no Moodle 2.5. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.46, pp.171-190.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n46.6497.

Este artigo é parte da pesquisa feita para uma dissertação de mestrado sobre implementação de gamificação em um curso on-line oferecido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. A questão que orienta o artigo refere-se à revisão da literatura sobre os benefícios e as armadilhas da gamificação em contextos de aprendizagem, para propor uma estrutura de implantação de gamificação no Moodle 2.5. O objetivo deste artigo é comparar a criação da estrutura de um curso on-line sem elementos de jogos com sua versão gamificada com elementos que possam motivar e engajar pessoas em contextos de aprendizagem on-line, como completação de atividades, acesso restrito, barra de progresso, badges e quizzes. Os principais resultados foram a possibilidade de inserir mecânicas simples de jogo no Moodle 2.5, embora leve muito tempo para criar algumas delas, como badges, e a obrigatoriedade de ter conhecimento de desenvolvimento, caso o curso exija documentação do Moodle para criar um bloco de gamification mais complexo.

Palavras-chave : Gamificação; Experiência de Aprendizagem; AVA; Moodle; Capacitação On-Line.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )