SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Para além das métricas simplistas na pesquisa educativa. As lições da contínua relevância e impacto freirianoCapital fictício e educação no Brasil: um estudo sobre a lógica contemporânea da privatização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

BARREYRO, Gladys Beatriz  y  HIZUME, Gabriella de Camargo. O Paraguai e a acreditação de cursos de graduação no mercosul. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.41-59.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.8701.

O texto analisa o processo de construção da avaliação e da acreditação da educação superior no Paraguai como uma política global, mostrando como tal política é criada e re-criada nas escalas regional e nacional. Evidencia-se que foi a adesão aos processos de acreditação regional gerados no Mercosul educativo (Mexa e Arcu-Sur) o que incentivou e promoveu a preocupação do país pelo assunto e derivou na criação de uma agência de avaliação e acreditação nacional, num marco de expansão de instituições de educação superior, especialmente das privadas. O texto é baseado em pesquisa de tipo bibliográfica, documental e de campo e inclui dados obtidos de entrevistas mantidas com participantes da elaboração e desenvolvimento dos processos de avaliação.

Palabras clave : Acreditação da Educação Superior no Paraguai; Qualidade da Educação Superior; Avaliação da Educação Superior; Mercosul Educacional; Sistema Arcu-Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )