SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Capital fictício e educação no Brasil: um estudo sobre a lógica contemporânea da privatizaçãoDesventuras da educação brasileira e as ‘reformas’ atuais: educar para a produtividade do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

CORREA, Murilo Duarte Costa; CHAVES, João Guilherme Pereira  e  SOUSA, Diego Petyk de. Governar pela autonomia: universidade, inovação e capitalismo cognitivo. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.81-103.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10690.

A segunda revolução acadêmica, transcorrida entre os séculos XX e XXI, foi marcada pela integração universidades ao plano social da produção como atores do desenvolvimento socioeconômico regional, selando a interdependência entre as universidades e o setor produtivo. Este artigo objetiva descrever como um paradigma de governo neoliberal é internalizado pelas recentes transformações da autonomia universitária. Para tanto, procede-se à revisão da literatura sobre a universidade empreendedora, discutindo sua economia política à luz do pós-estruturalismo de Michel Foucault e de teóricos do capitalismo cognitivo, como Maurizio Lazzarato e Franco Berardi. A pesquisa sugere que as transformações da autonomia universitária acompanham a dinâmica do capitalismo global e do deslocamento de uma economia industrial a um capitalismo cognitivo ou imaterial. Nela, a autonomia universitária é tensionada como uma forma de governo ajustada ao modelo do capitalismo cognitivo e à abstração financeira, tornando-se o elemento central de um paradigma de governo neoliberal emergente.

Palavras-chave : Autonomia; Capitalismo Cognitivo; Inovação; Neoliberalismo; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )