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Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MENDONCA NETO, Octavio Ribeiro de; VIEIRA, Almir Martins  and  ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Industrialização da Educação, Edtech e Prática Docente. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.149-170.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10702.

Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o processo de industrialização da educação nos tempos atuais, levando em conta a presença da educational technology (Edtech) como componente do cotidiano acadêmico-administrativo. Assumindo como elemento central a industrialização da educação, o texto se apresenta na forma de ensaio teórico, colocando em debate argumentos de pensadores que se posicionam a favor ou contra essa industrialização. A obra Industrialiser l’education: anthologie commentée (1913-2012), organizada por Pierre Moeglin (2016), assume papel central neste artigo. Primeiramente, são apresentados indicadores do processo de industrialização mencionado, além de princípios de cunho ideológico. O papel da Edtech também é tratado, inclusive com projeções e estimativas de abrangência em termos de valor de mercado, além do aspecto da educação a distância (EAD), cenário no qual a Edtech assume papel crucial. No tocante à pratica docente, esse processo de industrialização da educação exige das instituições de ensino modelos de gestão baseados na calculabilidade e na busca pela eficiência, introduzindo no ambiente educacional sistemas de informação que, ao mesmo tempo, facilitam atividades dos docentes, mas servem também para vigiar, adestrar (dressage), controlar e avaliar seu desempenho.

Keywords : Edtech; Gestão da Educação; Industrialização da Educação; Prática Docente.

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