SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47Americanism, The new framework of Science, Technology and Innovation: sequestrum of the public fund by financial capitalPermanence scholarship in UFMS: new configurations and old challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LORIERI, Marcos Antônio  and  OLIVEIRA, Eduardo Gasperoni de. Thauma e pensar bem na educação infantil. Eccos Rev. Cient. [online]. 2018, n.47, pp.197-213.  Epub June 10, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7383.

O texto é decorrência de pesquisa cujo tema foi: Filosofia e Educação para Pensar Bem na Educação Infantil, que teve como foco as possíveis contribuições da proposta do Programa de Filosofia para Crianças-Educação para o Pensar de Matthew Lipman para o estabelecimento de procedimentos pedagógicos que favoreçam a manutenção e o desenvolvimento da natural curiosidade das crianças em torno do conhecer. Na Educação Infantil não há, costumeiramente, preocupação e procedimentos que visem a alimentar essa natural curiosidade manifestada pelas expressões de admiração e de espanto (thauma, como o definiram Platão e Aristóteles) das crianças, curiosidade que é impulsionadora da busca por explicações e entendimentos. A questão central, aqui, é: em que medida práticas reflexivas iniciais a partir das perguntas das crianças, de acordo com o proposto por Lipman, podem contribuir para uma educação para o pensar bem na Educação Infantil? O texto apresenta considerações e proposições a respeito do que se pode fazer na Educação Infantil. A referência teórica principal são as ideias de Lipman, acrescidas das de outros pensadores como Paulo Freire, Karl Jaspers, Hannah Arendt, Darcísio Muraro e John Dewey. Trata-se de pesquisa bibliográfica que utiliza como categorias analíticas: curiosidade infantil (thauma), pensar bem, diálogo e educação para pensar bem.

Keywords : Curiosidade Infantil; Diálogo; Educação Infantil; Pensar Bem; Thauma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )